Aluna da ESD fica em 1° lugar em campeonato de ginástica rítmica

Sofia Louback se destacou em uma das mais importantes competições de ginástica rítmica do Brasil.

A aluna Sofia Louback, do 9° ano, conquistou a posição de 1° lugar na última edição da Copa Brasil de Conjuntos de Ginástica Rítmica na categoria Juvenil, evento organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que ocorreu no último domingo, dia 25 de Agosto, em Vitória-ES.

A ginasta iniciou sua trajetória na Escola São Domingos e hoje ela faz parte de uma equipe capixaba de alto rendimento no Instituto Capixaba Esportivo (Incesp).

O Blog da ESD conversou com a aluna Sofia Louback e você confere abaixo a entrevista completa.

Blog- Como você começou a praticar a ginástica rítmica e o que te motivou a seguir essa trajetória?

Sofia: Eu comecei quando eu era bem pequenininha, eu tinha 6 anos, e foi na escola mesmo. Minha mãe me colocou para fazer as aulas e desde então eu gosto muito do esporte. Na mesma época estava tendo um campeonato aqui no estado, tinham umas meninas ucranianas que vieram para treinar e eu ficava assistindo e tentando imitar elas. Aí uma professora de alto rendimento me chamou para treinar com ela.

Blog- Quanto tempo de experiência você tem com o esporte?

Sofia: Eu comecei com 6 para 7 anos, mas no alto rendimento com 8, então, como eu vou fazer 15 esse ano, tem uns 7 anos.

Blog- Como foi a sua rotina de treinos antes da competição?

Sofia: A rotina foi muito cansativa, porque a gente treina bastante, de 13h30 até 20h todos os dias, sábado também, e a gente se esforçou muito para ganhar o ouro e aconteceu.

Blog- Quais foram os momentos mais marcantes da competição na sua opinião?

Sofia: Na ginástica, a gente tem um treinamento antes na quadra da competição. Nós estávamos treinando, tudo estava indo bem, e isso me deixou bem confiante de que nos sairíamos bem na hora. E quando saímos e fomos receber a medalha no pódio, foi muito importante para mim.

Blog- O que essa vitória significa para você e para a sua carreira de ginasta?

Sofia: Eu acho que significa superação, porque no meio da minha carreira eu parei de praticar por um tempo e, quando voltei, sofri duas lesões seguidas. Então, precisei ficar quase seis meses parada e voltei meio mal depois. Aí, eu precisei treinar muito para conseguir voltar ao mesmo ritmo de antes, então essa vitória foi muito importante para mim.

Blog- Qual foi a importância da Escola São Domingos na sua trajetória da ginástica rítmica?

Sofia: Como eu disse antes eu comecei a praticar aqui na escola, então foi o pontapé inicial para eu seguir a carreira.

Blog- Quais são seus planos futuros no esporte?

Sofia: Eu pretendo entrar para a seleção e futuramente participar de uma Olimpíada.

Blog- Que conselho você daria para outro jovem que está começando a se interessar pelo esporte?

Sofia: Se você acha que vai valer a pena e se você realmente gosta do esporte eu acho que é importante seguir em frente e trabalhar muito duro para você conseguir alcançar os seus objetivos.

Parabenizamos a Sofia por mais essa conquista de destaque!